sábado, 6 de setembro de 2014

Falhas em ar-condicionado impõem sufoco para passageiros do Move



Ar-condicionado não dá conta do recado com ônibus lotados. Foto: Flávio Tavares

Falhas em ar-condicionado impõem sufoco para passageiros do Move


Danilo Emerich

Mesmo no inverno, Belo Horizonte registra dias quentes, como na última terça-feira, atingindo a casa dos 33º C. Uma viagem em um ônibus com ar-condicionado ameniza o sofrimento para os passageiros. No entanto, e se o aparelho estiver quebrado e o usuário tiver que enfrentar o coletivo lotado e sem a possibilidade de abrir as janelas?

Está é a realidade em várias viagens do Move, desde a sua implantação, em 8 de março. Passageiros e motoristas ouvidos pelo blog Um Outro Olhar para Belo Horizonte afirmam que defeitos do ar-condicionado são frequentes e o maior motivo para substituição de veículos.

Anteontem, foi a vez do ônibus da Linha 51, que saiu lotado, às 6h03, da Estação Pampulha em direção a Área Hospitalar. Passageiros relataram que os vidros embaçaram durante a viagem, obrigando o motorista abrir a porta para circular ar pelo veículo.

O condutor de um ônibus da linha 66 (Estação Vilarinho/Centro/Hospitais), que não se identificou, disse que o equipamento já quebrou seis vezes com ele. “Não temos o que fazer. Terminamos a viagem e, depois, recolhemos o carro para a garagem”, afirmou. Também há situações que os motoristas esquecem de ligar o ar-condicionado, como diz o condutor de um veículo da linha 65 (Estação Vilarinho/Centro), que também não se identificou.

Problemas no aparelho são frequentes segundo passageiros.
Foto Wesley Rodrigues
Nem a BHTrans ou o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BH (SetraBH) informaram o número de ônibus que tiveram que interromper as viagens e ser recolhidos para as garagens devido a quebra do ar-condicionado. Também não foi divulgado o número de reclamações feitas, por passageiros sobre o assunto, pelo telefone 156 ou no portal www.bhtrans.pbh.gov.br.

As modelos Jéssica Horta, de 18 anos, e Camila Rodriguez, de 14, reclamam que a situação é a falha do ar-condicionado é recorrente e já passaram mal devido ao calor excessivo. “Desmaiei uma vez. Fica tudo abafado e os vidros embaçados”, disse Camila.

O defeito é passível de multa de R$ 388,23 se flagrado pela equipe de fiscalização da BHTrans. Porém, o órgão informou que nenhuma multa do tipo foi aplicada pelo problema desde a inauguração do Move e que todos os veículos passam por uma vistoria antes de entrar em operação.

O SetraBH, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as falhas são pontuais e os aparelhos estão dentro do período de garantia do fabricante. “Quando ocorre um defeito no ar-condicionado enquanto em operação, o veículo conclui a viagem, desembarca os passageiros e recolhe para a garagem para fazer o reparo”, informou em nota.

Depoimentos
Rodinei Madureira
“Já aconteceu algumas vezes comigo de pegar um ônibus do Move sem o ar-condicionado. Incomoda, mas a gente tem que aguentar”.
O aposentado de 72 anos, aprova o conforto do aparelho, quando funciona.

Izabelly Silva
“Peguei três ônibus nesta situação. Pela manhã, ônibus lotado e abafado e não dá para abrir as janelas. Outros passageiros reclamaram, mas o motorista falou que não podia fazer nada”.
A estudante de 18 anos pega o Move todos os dias e diz que problema não é raro.

Priscila Eloíza Santos
“Nos horários de pico e ao meio-dia são os piores horários. Com o Move lotado, mesmo com o ar-condicionado ligado, o aparelho não dá conta e fica muito abafado”
A educadora de 26 anos reclama que a situação é difícil quando o aparelho funciona e sem ele fica muito pior

Metrô também impõe "sauna"
O sufoco enfrentado no metrô de Belo Horizonte deverá ser amenizado a partir do primeiro semestre do próximo ano. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o atual sistema de apenas 16 ventiladores por composição será substituído pelos novos trens com ar-condicionado com capacidade para comportar até 1.300 passageiros por viagem.

A entrega do primeiro dos dez trens encomendados está prevista para novembro de 2014, mas deverá passar por um período de testes antes de ser colocado para operação comercial. A CBTU informou que os vagões já foram adquiridos com sistema de ar condicionado instalado de fábrica.

Eles também terão revestimento resistente ao fogo, baterias de emergências, dispositivos de comunicação multimídia, sistema eletrônico de monitoramento, comunicação móvel de voz e dados e dispositivos de acionamento automático em emergências e sistemas sonoros. Além disso, contarão com piso antiderrapante, assentos preferenciais, banco para obesos e portas com rampa retrátil para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Até lá, os passageiros terão que continuar a enfrentar o calor nos vagões lotados. A artesã Jussara Santiago, de 59 anos, anda no metrô quase todos os dias, sempre em horário de pico. Ela diz que já sentiu tonturas durante as viagens. “Todos ficam irritados e já vi até pessoas desmaiando”, afirma.

Já o estudante Igor Tafarelli de Paula, de 24 anos, acredita que o ar-condicionado vai apenas amenizar o problema. “É muita gente durante o horário de pico. Espero que fique melhor com os novos trens, vamos esperar”, afirmou.

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